• O Curso
  • O Egresso
  • NPP
  • Mensalidade
  • Diferenciais do curso
  • Mercado de Trabalho
  • Cursos de extensão
  • Matriz Curricular

O Curso de Pedagogia direciona-se à formação inicial para o exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio de modalidade Normal e em cursos de Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. A formação oferecida abrangerá, integradamente à docência, a participação da gestão e avaliação de sistemas e instituições de ensino em geral, a elaboração, a execução, o acompanhamento de programas e as atividades educativas.

A educação do licenciado em Pedagogia tem como finalidade propiciar, por meio de investigação, reflexão crítica e experiência no planejamento, execução, avaliação de atividades educativas, a aplicação de contribuições de campos de conhecimentos, como o filosófico, o histórico, o antropológico, o ambiental-ecológico, o psicológico, o lingüístico, o sociológico, o político, o econômico, o cultural. O propósito dos estudos destes campos é nortear a observação, análise, execução e avaliação do ato docente e de suas repercussões ou não em aprendizagens, bem como orientar práticas de gestão de processos educativos escolares e não-escolares, além da organização, funcionamento e avaliação de sistemas e de estabelecimentos de ensino.

O graduando em Pedagogia trabalha com um repertório de informações e habilidades composto por pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação será proporcionada pelo exercício da profissão, fundamentando-se em interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética. Este repertório se constitui por meio de múltiplos olhares, próprios das ciências, das culturas, das artes, da vida cotidiana, que proporcionam leitura das relações sociais e étnico-raciais, também dos processos educativos por estas desencadeados.

O graduado em Pedagogia deverá contemplar consistente formação teórica, diversidade de conhecimentos e de práticas, que se articulam ao longo do curso. Seu campo de atuação será composto pelas seguintes dimensões:

Docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas do curso de Ensino Médio na modalidade Normal, assim como em Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar, além de em outras áreas nas quais conhecimentos pedagógicos sejam previstos;

Gestão educacional, entendida numa perspectiva democrática, que integre as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e não-escolares, especialmente no que se refere ao planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento, à avaliação de planos e de projetos pedagógicos, bem como análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação;

Produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional.

O curso de Pedagogia da Facec possui uma sala para vivência metodológica equipada e devidamente mobiliada para desenvolvimento das questões práticas que compõem o bloco de disciplinas metodológicas de ensino. O NPP possibilita ao futuro pedagogo a aplicação de conhecimento adquirido, aliando a teoria à prática.

Este espaço, é sem dúvidas, um diferencial significativo do curso de Licenciatura em Pedagogia, uma vez que além de viabilizar o desenvolvimento em sala, de atividades práticas a partir do conhecimento teórico desenvolvido em sala de aula, ainda será utilizado para a realização de atendimentos pedagógicos, reuniões de estudos e de projetos de extensão abertos à comunidade local.

Atividades desenvolvidas pelo NPP:

Atividades pedagógicas com os alunos das escolas públicas e privadas, através de convênios celebrados sob a supervisão do Núcleo de Práticas pedagógicas;
Grupos de estudos formados a partir de problemas apresentados pelos alunos nos locais de estágios e demais situações práticas observadas pelos acadêmicos tanto em espaços escolares quanto não escolares;
Desenvolvimento de aulas simuladas, conforme o que é trabalhado nas disciplinas metodológicas, sob o acompanhamento da coordenação do núcleo;
Confecção de materiais didáticos;
Cursos, palestras e reuniões pedagógicas com professores da Facec e assessoria pedagógica, quando necessário.

R$ 350,00

R$ 250,00,00 (valor com desconto por pontualidade)

* O valor de matricula, é o valor do 1º período.

Apresenta uma matriz curricular inovadora, a partir de um currículo que favoreça o desenvolvimento de um perfil profissional capaz de responder aos desafios da sociedade contemporânea.
Proporciona uma formação estruturada e organizada a partir dos princípios da interdisciplinaridade.
Estágio obrigatório, prioritariamente em Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, contemplando também outras áreas específicas, tais como Educação de Jovens e Adultos.
Participação dos alunos em projetos sociais, aumentando nível do aprendizado.
Corpo Docente altamente qualificado constituído por Especialistas, Mestres e Doutores.
Corpo Docente atualizado em uma combinação de docentes pesquisadores e docentes que exercem atividades pedagógicas.
Alta taxa de empregabilidade: o curso de Pedagogia da FACEC permite ao formado construir referências sólidas em conhecimentos e práticas pedagógicas, que se caracteriza como uma poderosa ferramenta para a empregabilidade.

O curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos e na Gestão Educacional como coordenadores pedagógicos, administradores, supervisores e orientadores educacionais. Poderão também atuar em:

Hospitais (acompanhamento de escolarização de alunos hospitalizados);
Brinquedotecas (direção e assessoramento);
Empresas e organizações particulares (assessorias, treinamento de pessoal, programação de cursos e eventos);
Telecursos (monitoria de cursos);
Creches (organização, gestão e assistência pedagógica).

Os cursos de extensão têm curta duração, programação diversificada e oferecem uma grande oportunidade de aperfeiçoamento e aquisição de conhecimento em diversas áreas de formação.

Estarão abertas a acadêmicos, egressos, profissionais atuantes e para a comunidade de uma maneira geral.

Os cursos de extensão são complementares à graduação, enriquecem o currículo e ampliam os horizontes dentro do foco de atuação profissional.

Faça o download da matriz curricular do curso

Baixar Arquivo
Dados do Curso
  • Carga horária do curso: 3.300 horas
  • Duração do curso: 8 (oito) semestres
  • Número de vagas: 100 vagas
  • Turno de Funcionamento: Noturno
  • Autorização do Curso: Port. Aut. Nº 968/2006 de 28 de abril de 2006
  • Reconhecimento do Curso: Portaria: SERES xxx